Backstage Das Profissões: Styling x Produção
20.5.16Olá queridos, tudo bem com vocês? Espero que sim, hoje o post é algo mais voltado á quem tem interesse em ingressar no ramo da moda, mas ainda tem dúvidas, e não sabe exatamente o que cada profissional faz. As pessoas geralmente tem uma visão bem fechada de quando se fala que você trabalha/estuda moda, e que na industria você só pode ser estilista, costureiro(a) e na verdade é totalmente o contrário, tanto que moda é um dos segmentos que mais gera empregos no Brasil. Na aula de comunicação de moda do curso que faço, pudemos fazer uma entrevista com a produtora de moda Renata Akemi e a stylist Barbara Chiré que trabalham juntas.
Formada pela Santa Marcelina, Bárbara em suas primeiras oportunidades trabalhou como assistente de seu professor que também era stylist, o que abriu caminho para outros trabalhos que a levaram onde está, passando pela Capricho, Revistas de moda, Hering Kids, e atualmente se dedica apenas ao styling infantil.
Também formada pela Santa Marcelina, Renata, em um de seus trabalhos de produção, conheceu Bárbara, com quem atualmente trabalha produzindo campanhas, editoriais e projetos pessoais de moda infantil.
Na entrevista, elas contaram a diferença de suas profissões, como uma interfere na outra e algumas informações para os interessados na área. Em trecho do bate-papo, Bárbara fala de suas experiências, e conta as diferenças que notou trabalhando como produtora e assistente de styling. “Quando você é produtor de moda, você pode trabalhar com vários stylists, mas não interferir tanto no processo criativo. Já como assistente do stylist responsável, você ajuda um pouco na criação daquela imagem.” E acrescenta que tornar-se stylist requer bastante responsabilidade e não é algo que se aprende, e sim, um processo que ocorre com o tempo, com a aprimoramento do olhar.
Em pergunta de uma aluna, Bárbara comenta sobre trabalhar na área sem uma graduação. “Sim, é possível, mas você precisa trabalhar muito, e de graça, algumas vezes”. Frisa também, a importância da assistência, para que possam surgir oportunidades que irão ajudar a aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Ela cita também a importância da network, que é basicamente ter contatos de trabalho na área, algo que é essencial neste mercado. Estes conselhos servem para todos que se interessam pela área, não importando seu ensino.
Após a entrevista com duas profissionais da área, Renata Akemi e Bárbara Chiré, pode-se ter uma certa noção de como o mercado funciona e como ser um ótimo profissional e crescer na área. Atualmente as duas apenas trabalham com styling e produção para o público infantil, e inclusive Barbara tem um projeto 'Tira Põe, Deixa Ficar" com várias matérias legais, mesmo pra gente grande.
A entrevista foi realizada na aula de comunicação de moda, uma das minhas preferidas, e a proposta da professora, era que após a entrevista ser realizada, pegássemos as perguntas, e elaborar uma matéria para uma mídia digital, e quem tivesse blog poderia publicar, após a entrega dos trabalhos. Espero que tenha ajudado pelo menos um pouco de quem tem dúvidas, e quer entrar para o mercado de moda. Até um próximo post
1 comentários
Ai, que bacana! Não tenho interesse em trabalhar na área, mas adoro ler sobre e a cada dia reparo o quão mais árduo do que imaginamos é o ramo... Adorei!
ResponderExcluirSEMQUASES.COM