Ditadura Negra?

24.3.15

Olá queridos, tudo bem com vocês? Espero que não tenham se assustado com o título, ao longo vocês irão entender, minha intenção é fazer um post opinativo sobre uma coisa que eu venho observando bastante ultimamente, tanto na internet e por pessoas que me cercam. Nos últimos dois anos cresceu bastante o número de blogueiras de beleza, maquiagem e cabelo, e com elas veio um movimento muito interessante da transição capilar, de pessoas que por muito tempo utilizaram de alisante, relaxante ou outro tipo de química, e querem voltar ao seu cabelo natural. Esse movimento se tornou bastante popular entre mulheres (geralmente negras) com o discurso de que alisavam pelo cabelo ser ruim, ou não ter opção de penteados. Na internet mesmo você acha várias histórias da jornada dessas mulheres voltando ao seu cabelo natural.
Mas junto com essa onde de cabelo natural surgiu um debate, todo negro é obrigado á usar o cabelo natural? Se ele alisar está rejeitando suas raízes? Pois é, as opiniões são controvérsias, mas aqui irei dar um pouco da minha opinião e da minha história. Desde pequeno cortava o cabelo careca e não tinha muita escolha, até que um dia resolvi deixar crescer um pouco e se formaram cachinhos, eu gostei bastante, mas depois voltei a cortar careca novamente e foi assim alguns anos. Foi então que em 2010 comecei a deixar o cabelo crescer, e foi formando cachinhos, e quanto mais crescia mais ia tomando a forma de um cabelo afro mesmo, black, inclusive algumas pessoas da escola me comparavam ao Michael Jackson na época dos Jacksons Five.Usei o cabelo assim durante dois anos, até que no dia da minha formatura resolvi mudar e alisei, e fiz um corte militar mais ou menos parecido com esse


Fiquei durante alguns meses com esse corte, e quando foi pra retocar a raiz eu resolvi cortar tudo, porque iria começar em uma escola nova, e estava com uma vibe tudo novo, inclusive o cabelo, fazia uns 3 anos que eu não me via sem cabelo nenhum. No começo eu gostei bastante porque dava uma dinâmica diferente pro meu rosto, e não precisava me preocupar com arrumar nem gastar dinheiro com cabelo. Mas eu acabei enjoando e no final de 2013 resolvi deixar crescer e voltar os cachinhos, estou usando o cabelo assim desde então. Mas havia pequenos intervalos que eu cortava o cabelo quando achava que estava muito grande, mas nada demais, apenas algumas pontinhas pra manter o afro bonito. Atualmente faz um ano que não corto nenhum centímetro e ele está menos volumoso e mais caído por conta de um relaxamento que fiz por volta do natal.
E minha opinião sobre negro/pardo ou qualquer pessoa de cabelo crespo usando química? Faça o que te faz feliz e que você se sinta bem, eu pessoalmente amo mudar o meu cabelo, usando química ou não. E não sinto que de certa forma não estou rejeitando minha raça ou minhas raízes, isso é algo que irei carregar comigo até eu morrer, e tenho orgulho, e acredito que há outras formas de mostrar isso e não apenas pelo meu cabelo. Esse movimento da transição capilar achei uma coisa muito bonita e uma forma criativa das pessoas se aceitarem mais, e super apoio quem está nessa jornada, mas também respeito e entendo perfeitamente pessoas que por x motivos usam química. Tudo o que eu falei aqui também serve pra meninos, eu sou um ótimo exemplo de que negro não precisa ser careca haha. Não queria fazer mais um post monótono, ou algo comum do conteúdo do blog, e como já queria falar desse assunto aqui, achei a oportunidade e as palavras certas para usar. Em homenagem ao post e fiz uma listinha dos meus artistas preferidos, que assumem o seu cabelo afro sem medo!

                                    Lenny Kravitz (sabe o Cinna de Jogos Vorazes? Ele mesmo!)


                                                                       Jaden Smith


                                                                 Erykah Badu


                                                             Solange Knowles








Você Também Pode Gostar

1 comentários

  1. Oi gato adorei seu comentário, acredito nisso também, cabelos crespos ou aliados não interferem no caráter da pessoa nem nas sua convicções, parabéns bela reflexão.

    ResponderExcluir