Estética Negra x Auto-Estima

29.8.16


Olá queridxs, tudo bem com vocês? Espero que sim, estou começando a atualizar os conteúdos do blog, e as redes sociais com mais frequência, pois estou em uma vibe muito boa, de produtividade, então o blog vai estar sempre atualizado sim! Bom, no post de hoje, caso tenham percebido pelo título, irei falar de algo que pra mim é de extrema importância, já cheguei á abordar assuntos relacionados, mas senti falta de falar isso aqui, pois é algo muito presente no meu dia a dia. Meu processo de empoderamento, e eu me descobrir como pessoa negra foi algo que demorou pra acontecer, e quando aconteceu, foi como se fosse a ultima peça do quebra cabeça ser colocada no lugar. Por muitos anos sofri de uma baixa estima absurda, e os padrões de beleza para mim eram os projetados na mídia de cabelo liso, pele branca, olhos claros, coisa que todos nós sabemos, e infelizmente estamos acostumados, mas isso está mudando. A primeira vez que senti algo perto de ser uma representatividade foi em High School Musical, com o Chad, que era negro e tinha black power, mas mesmo assim não foi o suficiente pra o eu de 9 anos, e talvez isso tenha acontecido porque eu era muito novo, e não tinha tanta noção das coisas. Assim como grande parte das crianças da minha idade naquela época, eu consumia muitas conteúdo mainstream, modinhas e tal, e quase nunca tinha um personagem negro nessas coisas. Se por acaso algum de meus familiares vissem aquilo eles logo chamavam minha atenção: "Nossa Lucas, não tem nenhum negro ai??" e mesmo muito novo eu ficava frustrado. Nisso sempre que surgia alguma coisa nova na mídia, que eu gostasse e tivesse negros, ia correndo mostrar pra minha família. Mas em contrapartida, o processo de desconstrução, e de identificar meu lugar como negro, foi uma coisa natural, e não porque eu queria provar alguma coisa pra alguém, eu mesmo busquei informações, e senti a necessidade de falar sobre isso, me posicionar, e que as pessoas ao meu redor saibam o que eu defendo e acredito. Também é importante falar que empoderamento não é algo ligado totalmente á estética, não é porque a pessoa não usa boxer braids, ou tem um namorado(a) brancx, que ela é menos negra, e desinteressada pela cultura afro, isso é balela. Mas é bem triste porque quando assuntos relacionados aos negros são colocados em debate, se a pessoa tem cabelo liso por exemplo, ela já perde o direito de opinar, e mais triste ainda são que até pelos próprios negros, isso ainda acontece. A pessoa negra se tem um cabelo alisado precisa assumir o natural, agora se ela tem cabelo natural, precisa ter cachos perfeitos e super definidos, ou seja, sair de uma "ditadura" para entrar em outra. Enfim, apesar de eu ter muitos pensamentos e idéias, sinto que não consigo expressar-los com 100% de eficácia, e ficar alguma coisa mal entendida. Então para não falar demais, separei alguns videos, de canais maravilhosos que compartilham do mesmo ponto de vista que o meu, e também para que ficasse dinâmico, e não uma leitura massante.

                                                 Nataly Néri - Afros e Afins



                                               Murilo Araujo - Muro Pequeno



                                                   Xan Ravelli - Soul Vaidosa



                                                          Luci Gonçalves - SOS Girls


                                              Bônus Caio (Namorado Jout Jout)

Você Também Pode Gostar

0 comentários