Ler Em Inglês? Piece Of Cake

4.5.15

Olá queridos, tudo bem? Espero que sim, hoje irei abordar um assunto que sou muito suspeito para falar. Inglês, uns amam, outros odeiam, e no meu caso está mais para a primeira opção. O meu interesse por inglês começou há uns dez anos atrás quando passava a novela America, eu ficava fascinado com as cenas nos Estados Unidos, as legendas, eu queria poder entender tudo o que eles estavam falando. Foi então que dois anos depois minha avó me matriculou em um curso de test drive na CNA, eu fiz, adorei mas infelizmente não pude continuar fazendo, e tive que encontrar outras maneiras de aprender a língua. Eu fiz alguns cursos de curta duração em projetos gratuitos, que me ensinaram alguma coisa. mas eu diria que 75% de tudo o que eu aprendi em inglês, foi estudando sozinho, vendo videos no youtube, traduzindo músicas, vendo séries e tudo isso. Olhando pra trás eu me surpreendo demais porque eu era muito novo, e já estava  estudando gramática, pronomes, regras, coisas que nem na escola eu estava aprendendo ainda, mas foi bom porque quando chegou na época de estudar essas coisas, eu já sabia tudo. Um dos principais motivos de eu fazer esse post, foi porque eu realmente amo inglês, tudo relacionado, e de alguma forma queria inserir aqui no blog, mas não achava como, até que estava navegando pelo youtube e vi um video do canal Cabine Literária de ler em inglês, achei super legal e quis fazer minha própria versão e dar as minhas dicas e compartilhar com vocês o que funcionou ou não pra mim.



1ª Dica: Primeiro de tudo, para você ler em inglês, você tem que estudar inglês (óbvio), no começo vai ser um pouco difícil por causa das palavras estarem escrita de uma forma super estranha, e palavras impossíveis de pronunciar, mas como diziam os new kids on the block, step by step. Devagar tudo vai fazendo sentido, tente ler livros infantis, (que são os mais faceís), e livros especiais para iniciantes (se esse for o seu caso). Eu li bastante turma da mônica jovem em inglês e me ajudou bastante, na época eu já tinha um inglês intermediário, então consegui me virar e entendi 70% de tudo o que estava escrito, além de que tinha bastante gírias e expressão idiomáticas, o que foi bom, e quase sempre elas estavam grifadas e tinham o significado em baixo, então foi bem tranquilo.

2ª Dica: Uma outra dica que vai te ajudar não só na leitura, mas também pra treinar o ouvido e também a sua pronúncia, que é escutar bastante músicas em inglês, provavelmente quem estuda pela internet já ouviu isso milhões de vezes, mas é verdade gente, música ajuda muito. No começo eu pegava a letra e a tradução da música e ia acompanhando junto, ai as palavras que eu tinha dificuldade, eu ficava repetindo até conseguir e tentava falar o mais parecido possível com o cantor/cantora. Com isso eu aprendia o significado de quase todas as palavras daquela música quando eu visse de novo em algum livro não iria ficar perdido. Ah, um reminder muito importante, enquanto estudar com música é muito bom e de fato ajudar bastante tomem muito cuidado, porque eu era muito iludido que quando fosse aprender inglês já ia sair escutando musicas e entendendo tudo, e até traduzindo. Mas na verdade só consegui entender mesmo as músicas quatro anos depois que comecei a estudar, mas tudo depende se você tiver um ouvido bom, pode demorar mais ou menos tempo, mas não desistam, no final vale apena, eu garanto.


3ª Dica: Bom, nos dias atuais impossível achar pessoas que não assistam a pelo menos uma série, ou filmes mesmo, prefira sempre filmes e séries legendados, e preste atenção na pronúncia dos atores e nas legendas,  isso também me ajudou bastante, tinham vezes que eu assistia filmes pausando a cada palavra que eu não entendia. Quando você achar que seu inglês já tiver melhorado um pouco, tente mudar para as legendas em inglês, porque ai você acompanha a pronuncia e a palavra em si, ai qualquer coisa que você não entender, dê pausa e jogue no dicionário. Eu indico você fazer isso com filmes que você já assistiu porque mesmo que você não entenda nada o que eles estejam falando pelas legendas, você já tem uma idéia do que está acontecendo em cada cena.

4ª Dica: Não poderia fazer esse post sem os truques e macetes próprios para a leitura, alguns eu aprendi na escola, e outros descobri aqui mesmo na internet, que foi o caso do Shadow Reading. Essa técnica consiste em você ler desde uma simples reportagem ou até mesmo um livro desde que haja a versão em áudio do que você estiver lendo. Durante a leitura é importante você marcar as palavras que não entendeu tanto ou te deixaram confuso, porque elas podem ser ou não serem palavras-chaves para você entender o que está se passando na história que você estiver lendo. O que também funciona bem na hora da leitura, mesmo pra quem está em um nível mais básico é pelas palavras transparentes e os cognatos. A língua inglesa é uma mistura de várias línguas, a gente pode perceber várias referências a palavras em espanhol, francês, e eu arriscaria até português, isso porque essas são línguas derivadas do latim, então é normal achar palavras parecidas, e com isso pode ajudar a você ler textos inteiros, apenas identificando essas palavras. Por exemplo: telephone, technology, personality etc.


5ª Dica: Atualmente é bem difícil alguém que não tenha um celular, ou até mp3 que tem a opção de leitura, uma coisa que pode parecer muito simples, e até um pouco besta pode ser muito útil em te ajudar na hora da sua leitura. A maioria dos celulares, mesmo os mais simples tem a opção de você mudar o idioma, então mude as configurações do seu celular para inglês e seja feliz! No começo é um pouco complicadinho, mas quem é viciado(a) acostuma rápido, você vai usar os mesmos aplicativos de sempre só vai mudar a língua, e você vai estar aprendendo fazendo as coisas que você sempre faz e gosta.

6ª Dica: Nessa era de globalização, o que acontece do outro lado do mundo, nós já estamos sabendo na mesma hora. Isso também serve no caso de falar com pessoas de diferentes lugares do globo. Hoje em dia tem milhares de opção á sua escolha pra poder falar com estrangeiros, facebook, twitter, skype e você pode escolher a rede de sua preferência e começar a conversar. No facebook mesmo existem grupos de estudo de várias línguas, ai você pode encontrar uma pessoa que queira falar português, e você pode trocar experiências com ela e até mesmo fazer amizades. Mas pelo amor de Deus sempre com muito cuidado né gente, afinal na internet nunca sabemos quem está do outro lado da tela.

Bom, espero que tenham gostado das minhas dicas, e que tenha ajudado de alguma forma. Se vocês conhecerem outra forma de estudar/ler inglês deixem nos comentários. Até o próximo post!

Você Também Pode Gostar

7 comentários

  1. Eu tenho a relação de amor e ódio com o inglês, e invejo a sua vontade de estudar a língua. Adorei o post!
    Abs - Pedro Ramos
    www.digapedro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo inglês! Já fiz um curso,na época da escola, estou pensando em dar aulas particulares da lingua, seu post me deixou ainda mais motivada!
    http://www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!! Gosto de ler em inglês, é muito bom pra trinar! (:

    xx

    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas, estou procurando um lugar bacana pra começar a estudar inglês mas sempre fico com um pouco de receio. Vou seguir suas dicas e arrasar u.u

    minhaspalavrasoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei MUITO essas dicas, eu não gosto muito de inglês, mas todos sabemos que hoje em dia é necessário, fiz um curso e agora estou tentando levar na prática o que eu aprendi nos meus seis meses! Isso me ajudou MUITO! Obrigada por isso, gênio haha!

    http://adolescenciadoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fiz inglês por um tempo, mas parei. Ai comecei a buscar por mais músicas, eu sempre ouvia as internacionais, mas só por ouvir mesmo, então comecei a prestar mais atenção e tentar entender. E sobre as séries prefiro legendado, e as tento assistir sem as legendas, mas as vezes bate uma preguiça e eu coloco dublado mesmo hasha Você poderia fazer um post indicando mais alguns livros? Não gosto muito de gibi e acabo me perdendo nos quadrinhos haha

    Seguindo seu blog <3
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir